sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Bonjour à tous!

Hoje eu vou falar de um escritor muito famoso e muito amado pelos franceses, Albert Camus. 
Ele nasceu em Mondovi, Argélia em 1913.
Fez faculdade de Filosofia e aí  já começa a publicar seus primeiros artigos em uma revista estudantil. Termina o curso em 1936 começa a escrever e adaptar diversas peças de teatro. Torna-se jornalista ainda na Argelia, depois começa a trabalhar em Paris e ainda foi militante engajado na Resistência Francesa.
Em 1942 publica os livros "l'etranger"  ( no Brasil: "o estrangeiro") e o "mythe de Sisyphe". Estas obras o leva a notoriedade.
Em 1947 publica "La Peste" que também alcança um grande sucesso
Em 1957 recebe o prêmio Nobel, pelo conjunto de sua obra.

Sabiam que ele já até esteve no Brasil em 1949 visitou Iguape para conhecer a festa em louvor ao Senhor Bom Jesus de Iguape,  acompanhado de nada menos de Oswald de Andrade. Chique não?

Albert Camus  morreu em um acidente de carro em 1960. Ele iria para Paris de trem e já havia comprado a passagem, mas por insistência de Michel Gallimard, seu editor, que ia também de carro, ele aceitou a carona de Michel. No acidente Camus morreu na hora e Gallimard morreu 5 dias depois no hospital.
Entre várias obras ele ainda deixou uma inacabada, esta foi encontrada no veículo acidentado: "Le Premier Homme" ( O Primeiro Homem), que foi publicado por sua filha em 1994.

Falar sobre este escritor em algumas linhas foi bem difícil é só um aperitivo pra vocês, já que  o Dr google está sempre disponível pra mais pesquisas

Au revoir

Nenhum comentário:

Postar um comentário